Juan Manuel Izquierdo, zagueiro do Nacional do Uruguai, morreu aos 27 anos. Izquierdo estava internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, desde a última quinta-feira, 22, após ter passado mal durante uma partida da Copa Libertadores contra o São Paulo.
O Nacional confirmou o falecimento do jogador na noite desta terça-feira, 27. “Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Club Nacional de Football comunica o falecimento do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências a sua família, amigos e colegas. Todo o Nacional está de luto por sua perda irreparável. Descanse em paz. Juan estará para sempre conosco”, diz a nota oficial divulgada pelo clube.
Izquierdo foi levado para o hospital durante o segundo tempo do jogo, apresentando um quadro de arritmia cardíaca. Ele foi internado na UTI e estava dependente de ventilação mecânica, com um quadro neurológico crítico. No domingo, 25, um boletim médico revelou a progressão do comprometimento cerebral e o aumento da pressão intracraniana.
A morte do jogador causou comoção entre clubes e torcedores. O São Paulo Futebol Clube, adversário do Nacional na fatídica partida, prestou uma homenagem nas redes sociais: “Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo. Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de dor. Um dia triste para o futebol. Descanse em paz, Juan”.
A esposa de Izquierdo, Selena, também usou as redes sociais para pedir orações no último sábado, 24. O casal tinha dois filhos, sendo que a filha mais nova nasceu há pouco mais de uma semana.
Informações reveladas pelo secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, indicam que Izquierdo havia detectado uma arritmia cardíaca ainda aos 17 anos, durante exames realizados pelo clube Cerro, onde jogava na época. Esses exames faziam parte do programa “Gol para o Futuro”, voltado para a saúde dos jogadores de base no Uruguai.
Por: Redação Caririensi