Na última semana, circularam na imprensa algumas informações incorretas sobre a gestão de resíduos sólidos na Região Metropolitana do Cariri. Em resposta, o Consórcio Público Intermunicipal para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana do Cariri (COMARES Cariri) emitiu uma nota oficial para esclarecer a situação e tranquilizar a população.
Segundo a nota, os municípios que integram o COMARES Cariri, não planejam a imposição de taxas ou tarifas de resíduos sólidos para a população residencial até o final de 2024. O consórcio enfatizou que sua principal prioridade é o encerramento dos lixões na região, em conformidade com o Marco Legal do Saneamento de 2020.
Atualmente, os municípios de Barbalha e Caririaçu já cumpriram o marco, encerrando oficialmente seus lixões. Essa ação é parte de um esforço maior para criar novas estruturas que melhorem a gestão de resíduos na região. Por enquanto, os resíduos serão direcionados para o aterro sanitário existente em Juazeiro do Norte, o único da região.
O COMARES Cariri reforçou que o tema está sendo monitorado de perto pelos municípios, pelo Estado, pelo Ministério Público e pelo Judiciário.
Por: Redação Caririensi