Na tarde do último sábado, 1°, seis presos da Unidade Prisional Regional do Cariri (UPRC) foram autuados em flagrante por dano qualificado, resistência e desacato após uma tentativa de motim. A ocorrência resultou em dois detentos feridos por balas de borracha.
Segundo o Auto de Prisão em Flagrante (APF), agentes do Grupo de Operações Regionais (Gore) da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) ordenaram que os presos de uma cela adotassem a posição de “procedimento”, ou seja, sentados com as mãos na cabeça. Contudo, os detentos se recusaram a obedecer.
Durante a tentativa de algemá-los, um dos presos reagiu, o que levou à realização de um disparo inicial. A situação escalou quando os detentos começaram a quebrar a mureta da cela, lançando pedaços de concreto contra os policiais. Em resposta, os agentes efetuaram mais disparos de bala de borracha.
Dois dos presos ficaram feridos e foram imediatamente encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Limoeiro para receber cuidados. Posteriormente, todos os envolvidos foram levados à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foi registrado o flagrante.
Por: Redação Caririensi