Cinco PMs são presos por integrar organização criminosa em Fortaleza

A 12ª fase da “Operação Gênesis” resultou na prisão de cinco policiais militares acusados de integrarem uma organização criminosa. A operação, deflagrada inicialmente em 2020, levou à prisão dos agentes que enfrentam acusações de extorsão, tráfico de drogas, associação para o tráfico e comércio ilegal de armas de fogo, um sexto policial denunciado está foragido.

Os seis policiais foram denunciados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) em junho de 2022. Naquela ocasião, os pedidos de prisão preventiva e de busca e apreensão foram negados pela Justiça Militar. Entretanto, após recurso do MPCE, o Tribunal de Justiça deferiu os pedidos no último dia 24 de abril.

Foi revelado, no decorrer das investigações, que os policiais escolhiam traficantes com alto poder aquisitivo ou com antecedentes criminais como alvos, facilitando assim as extorsões e abordagens do grupo. Os agentes utilizavam o sistema de informações da Polícia para selecionar suas vítimas e planejar suas ações.

A “Operação Gênesis” já resultou na expedição de 104 mandados de prisão preventiva e 138 mandados de busca e apreensão ao longo de suas 11 fases anteriores.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima