Ceará apresenta segunda menor taxa de desemprego do Nordeste, aponta PNAD

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira, 17, pelo IBGE, trouxe boas notícias para o mercado de trabalho cearense. Segundo o levantamento, a taxa de desemprego no Ceará caiu de 9,6% para 8,6% entre o primeiro trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024. Com este desempenho, o estado registrou a segunda menor taxa de desemprego do Nordeste, ficando atrás apenas do Maranhão, que apresentou 8,4%.

O estudo revelou que o número de pessoas ocupadas no Ceará aumentou para 3,57 milhões, representando um acréscimo de 48 mil trabalhadores em comparação ao ano anterior. Os setores de alojamento e alimentação e de transporte, armazenagem e correio foram os que mais contribuíram para esse crescimento, adicionando 29 mil e 22 mil ocupações, respectivamente.

Além do aumento no número de ocupados, houve uma redução no número de desempregados. O total de desempregados caiu em 35 mil pessoas, chegando a um contingente de 338 mil. Estes dados refletem uma melhora no mercado de trabalho cearense e são considerados um dos melhores resultados para o primeiro trimestre do ano desde o início da série histórica da PNAD Contínua, em 2012.

A PNAD Contínua é reconhecida como o principal instrumento para o monitoramento da força de trabalho no Brasil. A pesquisa é realizada de forma contínua em todos os 26 estados e no Distrito Federal.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top