O deputado Fernando Santana (PT), presidente da CPI, enfatizou a importância de ouvir a população para fortalecer o acervo da investigação
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) encarregada de investigar supostas irregularidades e abusos por parte da Enel Distribuidora no Ceará lançou uma enquete na terça-feira, 12, com o objetivo de avaliar a experiência dos clientes residentes no estado em relação aos serviços e produtos oferecidos pela empresa de energia elétrica. A pesquisa se encontra disponível no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
As opiniões dos usuários da Enel no Ceará serão coletadas e analisadas pelos membros da comissão. O deputado Fernando Santana (PT), presidente da CPI, enfatizou a importância de ouvir a população para fortalecer o acervo da investigação: “Nosso foco agora é ouvir a população nessa pesquisa pública para que a CPI que investiga a Enel nesta Casa possa coletar dados da população e robustecer o seu acervo, porque, logo mais, nós vamos encerrar o trabalho da CPI e apresentar o relatório à nossa população”.
Os trabalhos do colegiado foram prorrogados por mais 120 dias após aprovação dos parlamentares cearenses em sessão no final de 2023. A expectativa é que essa extensão permita aprofundar as informações necessárias para fornecer um relatório detalhado às autoridades sobre o serviço prestado pela concessionária aos seus clientes no Estado.
“Esse relatório será apresentado ao povo do estado do Ceará, mas também será entregue às autoridades, pedindo nesse relatório aquilo que a gente entende que tenha que ser corrigido pela Enel, como erros e também punições sobre alguns possíveis erros que ela tenha cometido aqui no estado do Ceará ao longo de mais de 20 anos que ela trabalha aqui conosco”, detalhou o deputado Fernando Santana.
Além da enquete online, a CPI da Enel planeja mobilizar os deputados para realizar reuniões em municípios cearenses com o intuito de ouvir clientes, associações e entidades sobre o serviço disponibilizado pela concessionária. O Dia D de audiências públicas acontecerá no dia 15 de março, em locais a serem definidos.
Por: Redação Caririensi