Deputado Fernando Santana planeja convocar empresa para oitiva na Alece na CPI da Enel

O parlamentar também mencionou “novidades” na investigação contra a distribuidora

Na última quinta-feira, 15, durante a sessão na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o deputado estadual Fernando Santana (PT), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel, anunciou a intenção de convocar um representante da empresa para prestar esclarecimentos no próximo mês de março. A decisão visa promover uma oitiva com os responsáveis pela administração da distribuidora de energia no estado, tendo em vista que o procedimento requer a presença obrigatória da empresa.

Fernando Santana afirmou durante seu discurso que o planejamento dos trabalhos da CPI será concluído neste mês, e as oitivas terão início na primeira semana de março. O deputado ressaltou a importância de ouvir a Enel no processo de investigação.

O parlamentar também mencionou “novidades” na investigação contra a distribuidora e destacou que a Enel havia encaminhado um plano de trabalho para a CPI com melhorias programadas para o período do Carnaval. Entretanto, diante dos relatos de falta de energia em diversas regiões do estado durante o feriado, parece que as melhorias não foram efetivamente implementadas.

Durante seu discurso, Fernando Santana citou o exemplo de Crateús, onde a banda É o Tchan não pôde se apresentar devido à falta de energia, comprometendo a visibilidade no município e impossibilitando o pouso do avião. O deputado responsabilizou a Enel pela situação, afirmando que o problema anterior ao gerador do aeroporto era decorrente da falta de fornecimento de energia pela distribuidora.

A CPI da Enel foi instalada em agosto de 2023 com o objetivo de avaliar a prestação do serviço da distribuidora em todo o Ceará, considerando seu destaque nos rankings de reclamações dos consumidores. A finalidade da comissão é analisar se a Enel está descumprindo cláusulas contratuais que justifiquem um pedido de caducidade do contrato, a ser encaminhado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top