O caso foi resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) promovida pelo Ministério Público Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decide pela cassação do mandato do vereador Francisco Evandro de Araújo Filho (PDT) do Município de Icó, após condenação por compra de votos durante as eleições de 2020. O caso foi resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) promovida pelo Ministério Público Eleitoral.
Além da perda do mandato, o TRE determinou a retotalização de todos os votos obtidos pelo vereador. A juíza eleitoral, Karla Aranha, da 15ª Zona, agendou para o próximo dia 13 de novembro a execução do procedimento de retotalização, que acontecerá na sede do Cartório Eleitoral.
O TRE oficializou a decisão à Câmara de Vereadores de Icó e ao Cartório Eleitoral. A retotalização dos votos resultará na revisão dos resultados das Eleições Municipais de 2020, conforme estabelecido pelo artigo 216 da Resolução TSE n° 23.611/2019.
A juíza eleitoral informou o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Icó sobre o procedimento, destacando que o resultado será comunicado à casa legislativa para cumprimento da decisão do TRE/CE tão logo seja concluído.
Por: Redação Caririensi