Nova Variante ‘BA.6’ da Covid-19 gera alerta mundial para uso contínuo de máscaras

Esta nova cepa tenha sido inicialmente identificada apenas na Dinamarca e em Israel


Imagem: Reprodução/ Redes Sociais

Cientistas britânicos estão novamente chamando a atenção para a importância do uso de máscaras, à medida que uma nova subvariante da Covid-19, denominada ‘BA.6’, provoca preocupações em relação a uma possível nova onda da doença. Embora esta nova cepa tenha sido inicialmente identificada apenas na Dinamarca e em Israel, seu nível significativo de mutação tem gerado apreensão.

Especialistas estão monitorando de perto a situação, com muitos deles compartilhando informações e análises através de grupos de WhatsApp dedicados à ciência. Trisha Greenhalgh, especialista em saúde primária da Universidade de Oxford, afirmou no Twitter: “Clipes e diagramas de linhagem genética estão voando para frente e para trás. Entendo pouco dos detalhes, mas parece que é mais uma vez hora de usar máscaras.”

A professora Christina Pagel, matemática da University College London, observou que é prematuro tirar conclusões definitivas sobre essa nova subvariante, mas reconheceu que há evidências de múltiplas mutações que a distinguem das cepas anteriores do Omicron.

No Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emitiu uma nota técnica recomendando o uso de máscaras em ambientes fechados e em situações de aglomeração, bem como a adoção de medidas rigorosas de higiene das mãos. A decisão foi motivada pelo aumento de casos de Covid-19 na instituição e pelo temor de uma possível ressurgência da doença. O Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas, Emergentes e Reemergentes (Needier) ressaltou que cerca de 1,5 milhão de novos casos de Covid-19 foram registrados entre 10 de julho e 6 de agosto.

A subvariante ‘EG.5’ ou Eris, também uma ramificação do Omicron, tem preocupado cientistas nas últimas semanas e já se tornou predominante nos Estados Unidos. Embora tenha sido detectada em outras partes do mundo, como Grã-Bretanha, Índia e Tailândia, os sintomas continuam semelhantes aos da Covid-19 em geral, variando de casos leves a graves. Especialistas em saúde recomendam a continuação das práticas de segurança, como a utilização de máscaras, a ventilação adequada de ambientes fechados e a promoção de vacinações e reforços.

Por: Redação Cariri

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top