Ceará tem aumento alarmante de crimes sexuais em 2023

O número ultrapassa todos os registros dos anos anteriores, desde que a SSPDS começou a contabilizar essas estatísticas há nove anos

Imagem: Reprodução/ Redes Sociais 

O estado do Ceará enfrenta um aumento significativo no número de crimes sexuais em 2023, marcando o maior registro em nove anos. Dados recentes divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) revelam um cenário preocupante, com o mês de maio deste ano destacando-se por ter registrado o maior número de ocorrências em um único mês.
Recorde de ocorrências em 2023

No decorrer dos sete primeiros meses de 2023, o Ceará vivenciou um aumento substancial de crimes sexuais, atingindo um total de 1.260 casos. Esse número ultrapassa todos os registros dos anos anteriores, desde que a SSPDS começou a contabilizar essas estatísticas há nove anos. O ano de 2019, que anteriormente detinha o maior número de crimes sexuais entre janeiro e julho, apresentou 1.087 casos. Os anos subsequentes, incluindo 2021 e 2022, também superaram a marca de mil casos, mas nenhum deles havia ultrapassado 1.100 casos nesse período.
Maior número de crimes sexuais em um mês
O mês de maio de 2023 se destaca como o período com o maior número de crimes sexuais registrados em um único mês, desde que a SSPDS começou a contabilizar os casos em janeiro de 2015. Com 259 ocorrências nesse mês, foi estabelecido um registro alarmante que chama a atenção para a gravidade da situação. O mês subsequente, junho, também apresentou um alto número de casos, totalizando 213.
Vítimas vulneráveis e investigações
Entre os trágicos casos registrados, um que chama a atenção é o de uma adolescente de 15 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que foi vítima de um crime sexual no município de Amontada. Após o violento incidente, a jovem precisou de tratamento hospitalar e recebeu alta após oito dias. A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) está atualmente conduzindo investigações sobre esse caso e outros, numa tentativa de encontrar os responsáveis por esses atos hediondos.
Medidas de enfrentamento e prevenção
A SSPDS divulgou uma nota respondendo ao aumento de crimes sexuais, apontando para uma maior visibilidade do tema, que incentiva as vítimas a denunciar esses crimes. Dentre as medidas tomadas estão operações como a “Caminhos Seguros”, realizada em maio de 2023, que incluiu ações de policiamento e prevenção, incluindo palestras educativas em instituições de ensino público e privado.
A nota da SSPDS também destaca a formação e treinamento contínuo dos servidores da Segurança, bem como o atendimento humanizado às vítimas nas unidades da Polícia Civil, Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Um Grupo de Despacho foi estabelecido para garantir um atendimento rápido e diferenciado a casos de crimes sexuais, incluindo o encaminhamento para o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar.
Para o acolhimento das vítimas, a SSPDS mencionou o Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil, além da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca) para casos envolvendo crianças e adolescentes. A Pasta também ressaltou o suporte oferecido pela Pefoce, que conta com o Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) para fornecer um espaço seguro e tecnológico.
Denúncias e apoio às vítimas
A SSPDS enfatizou que denúncias de crimes sexuais podem ser feitas por vítimas, familiares, vizinhos ou testemunhas, através de diferentes canais, incluindo qualquer delegacia da PC-CE, o Disque-Denúncia (181) e o WhatsApp (85) 3101-0181. A Pasta garante o sigilo e o anonimato para aqueles que desejam reportar esses crimes, em um esforço conjunto para enfrentar essa crescente preocupação social.
Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top