Imagem: Reprodução/ Redes Sociais
O El Niño é um fenômeno climático que acontece com frequência no Oceano Pacífico Equatorial. É cara teorizado pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico, o que impacta negativamente os padrões climáticos do mundo, e acaba interferindo também no clima do estado do Ceará.
Mais especificamente no Ceará, o El Niño está associado a diminuição de chuvas principalmente. Durante o fenômeno, as águas aquecidas do Oceano Pacífico influenciam na pressão atmosférica, resultando em mudanças na distribuição das chuvas. As águas aquecidas se deslocam em direção ao Leste, o que altera a Zona de Convergência Intertropical, que são nuvens e chuva que circula na região equatorial e é responsável pela maioria das chuvas do Nordeste, incluindo o Ceará.
Com isso, as chuvas tendem a se concentrar mais ao sul do país, deixando outras partes do nordeste com registros abaixo da média. No momento ainda é necessário saber a intensidade que o fenômeno virá, pois as condições para o retorno do El Niño estão confirmadas. A última vez que o evento havia se formado foi em 2016.
Na redução das chuvas, um dos efeitos mais diretos é no volume de reservas hídricas, já que o período das chuvas garante um bom aporte nos 157 açudes que abastecem a população cearense.
Por: Redação Caririensi