O que o álcool fez no corpo do homem que morreu após ingerir 1 litro de cachaça?

A ingestão de álcool em grandes quantidades pode levar a diversos problemas 

Imagem: Reprodução/ Redes Sociais 
No último domingo, 16, circulou a notícia da morte evitável do homem de 42 anos, na cidade de Santo Antônio do Rio Verde, em Goiás, que foi encontrado morto na calçada do bar onde estava, após ser gravado bebendo uma garrafa de um litro de cachaça. A ação fez parte de uma aposta entre amigos, de acordo com uma testemunha e a Polícia Militar. 
A especialista em gastroenterologia, Luana LUz alertou sobre a prática danosa e noviça de beber grandes quantidades de álcool em pouco tempo, o que pode provocar sérios e diversos efeitos colaterais rápidos. Dentre eles, arritmia cardíaca, hipertensão, vômitos seguidos de broncoaspiração e até mesmo a parada cardiorrespiratória. 
O consumo a longo prazo também é um problema, que trará consequência severas aos órgãos. “A partir do momento em que consumimos álcool em excesso, o figado não consegue metaboliza-lo adequadamente, o que gera agressões as células hepáticas e a outras células vitais, como as do coração e do cérebro. Isso pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas”, explica a médica.
O consumo de álcool, segundo a OMS, está mais atrelado á dependência  emocional e física da substância do que especificamente à frequência e quantidade ingerida. Beber moderadamente pode não ser um problema , enquanto beber sem controle em um dia apenas do mês, isso sim pode ser danoso. 
É preciso estar atento aos sinais físicos quando o excesso de álcool se tornou um problema maior, como: aumento de volume abdominal, inchaço nas pernas, olhos amarelados. “Todos esses são sinais e sintomas de uma progressão de uma doença alcoólica e mais importante”, finalizou a médica.
Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top