Nesta sexta-feira, 07, os Estados Unidos confirmaram que vão fornecer á Ucrânia bombas de fragmentação, um tipo de bomba que se abre no ar e libera dezenas de bombas menores.

Imagem: Reprodução/ CNN
O assessor de segurança do governo americano declarou que vai entregar milhares dessas armas ao país em guerra com a Rússia.
O secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, se opõe ao uso desse tipo de armamento e informou que atingem uma área ampla e implicam um risco de danos não intencionais. As forças armadas dos Estados Unidos por sua vez declararam que o pior que pode acontecer para os civis na Ucrânia é que a Rússia vença a guerra, e que os russos estão usando bombas de fragmentação na guerra.
No começo da guerra, a Anistia Internacional chegou a acusar a Rússia de usar esse tipo de arma no conflito, e na época o governo russo negou que estivesse empregando bombas de fragmentação na Ucrânia.
As bombas de fragmentação são falhas, por causa do mecanismo – ela dispersa diversos explosivos menores no ar. Uma parte dessas bombas menores não é detonada na hora, o que em algum momento pode explodir e causar morte. De acordo com o assessor de segurança, as bombas mandadas á Ucrânia tem falhas baixas.
Por: Redação Caririensi