O evento, promovido pela DPCE, ocorreu simultaneamente em Fortaleza, Sobral e Crato
Imagem: Reprodução/ Redes Sociais
Nessa sexta-feira, 30, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em parceria com a Defensoria Pública do Ceará (DPCE), realizou a emissão de RGs para pessoas previamente cadastradas, que participaram do projeto Transforma, o II Mutirão de Retificação de Nome e Gênero de Pessoas Trans e Travestis, em alusão ao mês Internacional do Orgulho LGBT. O evento, promovido pela DPCE, ocorreu simultaneamente em Fortaleza, Sobral e Crato.
A Pefoce realizou todo o processo de atendimento, perícia e expedição das Carteiras de Identidade Civil, garantindo o reconhecimento jurídico e social das identidades de gênero das pessoas trans e travestis, de acordo com o que elas se identificam.
Na capital cearense, foram realizados 150 atendimentos. Dentre esses, 137 pessoas saíram da Defensoria já com a nova carteira de identidade em mãos. Nos eventos realizados na região Norte e no Cariri, foram feitos 17 e 32 atendimentos, respectivamente, nos quais as pessoas ingressaram com o pedido de expedição do documento retificado para recebê-lo nas semanas seguintes, na sede da Defensoria Pública.
A emissão dos RGs é um passo importante para promover a inclusão e a cidadania. O documento de identificação é essencial para o pleno exercício de direitos, como acesso à saúde, educação, trabalho, programas do governo e participação na vida em sociedade. Além disso, a retificação do nome e gênero nos documentos oficiais representa uma conquista pessoal significativa, proporcionando maior autoestima, segurança e respeito.
Para quem deseja incluir o nome social na carteira de identidade basta procurar os postos da Pefoce em todo o Ceará, ou em unidades Vapt-Vupt e Casas do Cidadão, que fazem o atendimento inicial e encaminham para a Perícia Forense.
Por: Redação Caririensi