Problema na saúde de Juazeiro não é apenas financeiro, é político.(Opinião)

Imagem: Reprodução/ Redes Sociais 
Juazeiro do Norte é, historicamente, uma das cidades mais urbanizadas do interior do Ceará, possuindo um território municipal diminuto, porém larga extensão de zona urbana. Essa característica leva muitos e muitas a esquecer de que existe zona rural na municipalidade, Sítio Pau Seco, Vila Três Marinhas, Palmeirinha, etc. são, muitas vezes, deixadas de lado.
O mais recente episódio que evidencia o abandono se deu recentemente, quando o Conselho Regional de Enfermagem notificou a prefeitura sobre o estado da infraestrutura do PSF da Vila Três Marias, que estava caindo aos pedaços. Respondendo a denúncia a Prefeitura anunciou, há três semanas, que em até 40 dias estará entregando um novo prédio para o Posto de Saúde na localidade.
Há quanto tempo o PSF da Vila Três Marias estava caindo aos pedaços? A prefeitura precisou ser provocada pelo Conselho Regional de Enfermagem para tomar uma decisão essencial para o bem estar da população de um distrito inteiro? Essa é uma perspectiva preocupante.
O problema da Saúde em Juazeiro do Norte não é apenas fiscal, é também político e de projeto, faltam à prefeitura estruturas eficientes para ouvir as demandas mais urgentes da população, temos tido uma sequência de gestões totalmente desconectadas das populações mais pobres, despreocupadas com os bairros mais distantes e os distritos.
Juazeiro do Norte precisa de uma política de orçamento democrático, onde a própria população possa votar em itens emergenciais para os diferentes bairros. Nossa cidade, a maior do Sul do Estado, precisa ser governada de forma inteligente, racional, ouvindo as comunidades e não gerida por interesses de gabinete.
Se a população da Vila Três Marias pudesse colocar a urgência na reforma do seu posto de saúde antes da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e a prefeitura fosse até as comunidades para ouvi-las, dificilmente seria necessário ao Conselho Regional de Enfermagem denunciar o problema.
O aumento da participação popular na política local no espaço onde os trabalhadores e trabalhadoras residem é essencial. Democratizar é aproximar das pessoas e o orçamento democrático é uma ferramenta importantíssima!
Por: Sued Carvalho

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top