Imagens: Agência Caririensi/ Reprodução
Agência Caririensi
A “madrinha dos Romeiros”, morria há 2 anos. Natural da Bélgica, Annette Dumoulin foi uma das figuras importantes que Juazeiro do Norte teve a honra que acolher. A irmã residia em Juazeiro desde 1974 quando saiu um ano antes de Recife, Pernambuco, atraída pelo fenômeno das romarias e a religiosidade que é a espinha dorsal do município.
Pesquisadora, dedicou sua vida a estudar e escrever livros sobre a migração de romeiros e devotos da figura do Padre Cícero e mãe das Dores. Irmã Annette se junta a Padre Murilo e irmã Therezinha na construção de um lugar melhor para os romeiros.
Sua voz e sua importância continuam ecoando nos cânticos e benditos em um dos eventos mais importantes da cidade, a “missa do chapéu”, onde pode acolher os visitantes e os inserir nesta tão importante cultura popular religiosa. Líderes religiosos das igrejas por onde irmã Annette passou, lamentaram a grande perda, destacando suas contribuições a cidade que a acolheu como filha.
Annette ficou internada alguns dias por um desconforto no pâncreas e fígado, não resistiu e faleceu no dia 21 de maio de 2021.
Eu legado deixa vasta pesquisa científica sobre a religiosidade em Juazeiro, e vários livros sobre outras figuras centrais do município, assim como contribuições em outros livros de outros autores.