Imagem: Reprodução/ Instagram
Coluna de opinião Política de A a Z por Karol Matos
Na noite da última quinta-feira, 23, populares e políticos de Juazeiro do Norte se reuniram para participar do tradicional corte do bolo gigante, em alusão ao aniversário de 179 anos do Padre Cícero, celebrado em 24 de março. Porém, o que chamou atenção dos holofotes foi a união entre políticos de diferentes ideologias; deputados federais, estaduais e ex-prefeitos mais votados do município estiveram todos na mesma mesa – Davi de Raimundão (MDB), Nelinho Freitas (MDB), Arnon Bezerra (PDT) e Yury do Paredão (PL).
De longe era perceptível o clima de união e diálogo e, fontes próximas, confirmam que o discurso do grupo foi um só: “Estamos juntos em busca de um nome que agregue e represente um projeto que coloque Juazeiro como prioridade.” Mais da metade dos vereadores da Câmara Municipal também estavam com estas lideranças.
Entre as imagens, nota-se o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) acompanhado apenas da esposa que, diga-se de passagem, é sua chefe de gabinete, além de um fotógrafo. Do outro lado, o vice-prefeito, Giovanni Sampaio, estava acompanhado com alguns aliados, porém, longe do Prefeito. Nos bastidores especulam que Giovanni está insatisfeito com Glêdson, por sua “infidelidade ao ex-governador Camilo Santana (PT)”. Há comentários, também, que Giovanni já afirma que não irá pagar pela arrogância de Glêdson, em não ouvir ninguém. No jogo político para 2024, o futuro do vice-prefeito é incerto, mas deverá ser decidido com o aval e apadrinhamento do senador Camilo Santana.
Yury do Paredão (PL) ainda muito abatido pelo últimos acontecimentos, se emocionou durante discurso de homenagem ao Padre Cicero e ao agradecer a solidariedade da população juazeirense, que se comovou com a perca precoce da vereadora Yanny Brena. Na última semana, o parlamentar recebeu o prefeito Glêdson Bezerra em seu gabinete, em Brasília, e afirmou que enviará diversas emendas para sua terra Natal e que está esperando a liberação do Governo Federal para tal. Porém, Glêdson fez questão de gravar um vídeo e postar nas suas redes sociais, dizendo que Yury não enviaria nenhuma emenda no momento. Por sua vez, o deputado federal gravou outro vídeo explicando os transmites legais e o porquê dos recursos não serem enviadas no momento.
Ainda durante os discursos, Davi de Raimundão, Nelinho Freitas e Arnon Bezerra, solidários ao momento difícil na vida do deputado Yury do Paredão, também elogiaram o crescimento que ele vem conquistando na carreira política. Inclusive, os estes políticos estão com data marcada para visitar o gabinete de Yury do Paredão, em abril deste ano.
Em Juazeiro do Norte, os rumos para 2024 começam a tomar uma certa direção…