Não tem salário, vale-alimentação, EPIs e plano de saúde cancelado; população se comove com garis de Juazeiro do Norte

Vereadores denunciaram precarização dos trabalhadores da coleta de lixo de Juazeiro do Norte 
Imagem: Reprodução/ Redes Sociais 
Agência Caririensi 
Janu (REPU), Capitão Vieira (PTB), Márcio Joias (PTB) e demais vereadores da Câmara Municipal, juntamente com o Presidente do Sindicato dos Garis de Juazeiro do Norte, Ronaldo Araújo, através de live, realizada nas redes sociais, tornaram público mais um grande escândalo envolvendo a Prefeitura Municipal e a empresa responsável pela coleta de lixo no município, M.M Locações e Serviços, nesta quarta-feira (09). 
Os vereadores denunciam a irresponsabilidade social e descumprimento dos deveres com trabalhadores. De acordo com a denúncia, 300 garis não têm direitos trabalhistas respeitados pelo prefeito Glêdson Bezerra (Podemos); a começar pelo salário, atrasado há mais de 9 dias. Também não têm participação no lucro da empresa, que deveria ser pago semestralmente, além das cestas básicas e vale alimentação, que também não têm recebido e, o plano de saúde, encontra-se cancelado.
Vereadores ainda denunciaram o risco de vida dos garis, ao trabalharem sem EPIs (Equipamentos de Proteção e Segurança) e relataram a péssima condição dos equipamentos essenciais na colega de lixo – os veículos. De 11 caminhões, apenas 4 estão em atividade. Metade dos veículos estão quebrados, com necessidade de assistência e reparação  mecânica, num município com, aproximadamente, 278 264 habitantes, sendo um dos mais populosos do Ceará e que precisa, diariamente, dos serviços da coleta de lixo.
Os vereadores afirmam que, encaminharão a denúncia ao Ministério Público do Ceará (MPCE), e estarão buscando providências.

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top