Rádio, rede social e publicidade: como deputados do Ceará gastaram R$1,8 mi para divulgar mandato

O dinheiro investido para a divulgação das ações vem da cota parlamentar que cada deputado ou deputada tem direito

                             Foto: Shutter

Nos oito primeiros meses de 2021, deputados federais cearenses gastaram cerca de R$ 1,8 milhão em divulgação das ações dos mandatos. Na era do mundo digital, investimentos em redes sociais e anúncios na internet ganharam destaque nos gastos. Divulgações em formatos tradicionais, como o rádio, porém, ainda seguem com força principalmente em municípios menores.

O dinheiro utilizado para a divulgação de mandato é garantido através da Cota Parlamentar. Para o Ceará, o recurso é fixado em R$ 42,4 mil mensais para cada deputado.

Levantamento feito pelo Diário do Nordeste, com base nos dados disponíveis no Portal da Transparência, aponta que o líder em despesas dessa natureza entre a bancada cearense na Câmara dos Deputados é o pedetista Eduardo Bismarck, com R$ 171.100,00 gastos entre janeiro e agosto deste ano.

A maior parte do recurso investido por Bismarck teve como destino as redes sociais. A produção de conteúdo também recebeu destaque, mas em menor cifra.

O deputado explica que o investimento na plataforma ocorreu em meio às mudanças ocasionadas pela pandemia.

“Durante a Covid e face às mudanças, investi em comunicação buscando alcançar a divulgação do mandato ao maior número de pessoas. Fora isso, temos a divulgação das prestações de contas semanais (e anuais) preparadas pelas agências que nos atendem e que são enviadas por listas de transmissão e também entregues em mãos”, detalhou.

Gastos dos deputados cearenses

Quanto cada parlamentar gastou da verba para divulgação de mandato. De janeiro a agosto cada deputado teve R$ 339,2 para usar da cota.Em segundo lugar no ranking, vem 

o também pedetista Idilvan Alencar. Ele aplicou R$ 132.513,07 no período. Assim como o correligionário, Idilvan investiu a maior parte do dinheiro em divulgação nas redes sociais — além de apostar em anúncios para a prestação de contas com o eleitorado.

Em segundo lugar no ranking, vem o também pedetista Idilvan Alencar. Ele aplicou R$ 132.513,07 no período. Assim como o correligionário, Idilvan investiu a maior parte do dinheiro em divulgação nas redes sociais — além de apostar em anúncios para a prestação de contas com o eleitorado.

“As redes sociais são uma forma de interagir diretamente com a população, apresentar as ações do mandato e ter uma boa ideia sobre como as pessoas pensam”, diz Idilvan.

Segundo o deputado, “as redes são apenas uma parte”. “Eu gosto de conversar olho no olho com as pessoas, viajo por todo Estado. Também acho de extrema importância o trabalho da imprensa, jornais, televisões, rádios. A comunicação é um dos grandes desafios do mandato”, ressalta.

Com a maior parte da cota alocada em anúncios e redes sociais, o deputado federal Célio Studart (PV) afirmou que uma comunicação eficiente leva a informação onde o cidadão está.

“Considerando que o Brasil é um dos países que mais usam redes sociais no mundo, priorizamos a divulgação do mandato por esses canais, permitindo que o eleitor se mantenha atualizado sobre nossas ações em tempo real”, disse.

Ainda de acordo com Studart, “os canais digitais ampliam as possibilidades de comunicação, mantendo os milhares de seguidores não apenas bem informados, mas também engajados e mobilizados em prol das nossas bandeiras de atuação, a exemplo da causa animal”.

PRESENÇA NO RÁDIO

Apesar da força das redes sociais, há quem ainda direcione boa parte desses recursos para canais tradicionais de comunicação, como é o caso do rádio. No interior, a transmissão radiofônica segue mantendo protagonismo quando o assunto é contato com as bases, e por isso continua sendo alvo dos deputados como estratégia eleitoral.

Buscando ser conhecido no interior do Estado, o deputado federal Capitão Wagner (Pros), que tem a base construída na Capital, tem aplicado o recurso da cota parlamentar de divulgação das ações nos veículos de rádio.

Nos meses de janeiro, março, abril, maio e agosto o parlamentar aplicou 100% dos recursos em empresas de rádio. Wagner também optou por serviços gráficos para a propagação do mandato.

Nesse mesmo ritmo, o deputado federal Pedro Bezerra (PTB) investiu mensalmente cerca de 70% dos valores na mídia. Uma fatia menor do dinheiro foi aplicada na geração de conteúdo.

BLOGS

Os contratos também ocorrem em blocos. Em muitos casos, não há divisão clara de quanto está sendo pago pelo valor destacado. 

Em janeiro deste ano, por exemplo, o deputado AJ Albuquerque (PP) efetuou transferência de contrato de divulgação de mandato para a propagação de notícias em uma rede de comunicação que prometia anunciar em blog, rádio, redes sociais, newsletter, peças gráficas e TV. O custo neste mês foi de R$ 14 mil.

Outra aposta dos parlamentares são também os canais de notícias menos tradicionais, como os blogs. Na prestação de contas, que consta na transparência da Câmara dos Deputados, muitas vezes há o print da notícia publicada como comprovante de que o serviço foi entregue. Os pagamentos ocorrem por registros de publicações e variam, em média,entre R$ 1 mil a R$ 3 mil mensais.

ESQUERDA X DIREITA 

O levantamento feito pela reportagem identificou também um fenômeno curioso, que é o ranking entre os parlamentares que mais gastaram a verba para divulgar as ações do mandato. Em geral, lideranças da esquerda gastaram mais, enquanto da direita, salvo algumas exceções, investiram menos nessa modalidade.

Cientista político da Universidade Federal do Ceará, Cleyton Monte explica que a forma como cada parlamentar aplica o dinheiro da cota vai de acordo com as estratégias de cada um. E não apenas o valor do recurso, mas também a localidade dessa aposta e o formato que deve ser escolhido.

Para o consultor em marketing político, Leurinbergue Lima, a esquerda se destaca em relação ao uso dessa verba por estar na oposição. Por outro lado, a direita estaria ligada mais ao “assistencialismo”.

“CONTEÚDO DE UTILIDADE PÚBLICA”

Utilizando também o recurso com TV e outdoor, o deputado federal Heitor Freire (PSL) é o representante cearense na Câmara dos Deputados que menos gastou recurso com divulgação das ações parlamentares.

“A nossa estratégia é fazer a informação chegar às nossas bases. Para isso, focamos em duas principais vertentes: redes sociais e assessoria de imprensa. Nós não fazemos exclusivamente divulgação do mandato, mas também trabalhamos com conteúdo de interesse social e utilidade pública”, disse o deputado. 

Queremos que isso chegue aos mais diversificados públicos e sabemos que as redes sociais ainda não alcançam localidades mais isoladas, o que nos leva a investir também em outros meios, como blogs e rádios locais.

HEITOR FREIRE (PSL)

Deputado federal

Investindo em rádio, TV, material impresso e blogs, o deputado José Guimarães (PT) disse que a divulgação “é fruto de um planejamento diretamente vinculado à sua intensa produção legislativa, com 330 propostas apresentadas só neste ano, e agendas em todas as regiões do Estado, uma vez que sua base política se divide nos 184 municípios cearenses”. O petista explica que a divulgação inclui investimentos em portal institucional, rádios, sites regionais e material gráfico.

José Airton (PT), que usou as mídias também para publicar conteúdos em blogs, declarou que “a comunicação com a sociedade é uma das premissas da atividade de qualquer homem público. Todos os canais de comunicação disponíveis são relevantes, desde os mais tradicionais, como rádio e TV, até as novas mídias”.

As redes sociais ganham relevância especial pelo seu caráter democrático e amplo alcance, visto que cada pessoa, de qualquer idade, renda ou localidade pode buscar as informações de acordo com seu interesse

JOSÉ AIRTON (PT)

Deputado federal

De janeiro a agosto, cada parlamentar teve R$ 339,2 mil para usar da cota parlamentar. A verba, no entanto, é usada também para viagens, hospedagens, alimentação, entre outros.

A reportagem procurou os demais parlamentares do Ceará para comentar o assunto, mas não houve resposta. 

Fonte: Diário do Nordeste

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