Os suplentes Jesualdo Duarte (PSDB) e Romão França (PTB) tomaram seus assentos na casa e o clima esquentou entre o vereador Márcio Jóias (PTB) e o presidente interino Bilinha (PMN)
Imagens: Lucas Viera/Agência Cariri Ensi
Agência Caririensi
Na sessão desta quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, foram empossados os vereadores suplentes Jesualdo Duarte (PSDB) e Romão França (PTB), que substituem o presidente Darlan Lobo (PTB), o vice Capitão Vieira (PTB) e Beto Primo, que estão afastados. A suplente Auricélia Bezerra (PTB) não pôde comparecer à Câmara alegando problemas de saúde e não foi empossada, tendo sua cerimônia adiada para a próxima sessão, na terça-feira (30).
Por conta do afastamento do vereador Beto Primo, foi deixado uma vaga na Comissão da CCJ (Constituição, Justiça e Cidadania) cobiçada pelos vereadores Fábio do Gás (Rede) e Ivanildo (PTB). Fábio do Gás, em especial, queria a vaga porque não integra nenhuma Comissão no momento, tendo renunciado seu lugar na Comissão de Saúde.
O presidente interino Bilinha realizou uma votação dentro da Casa para que os próprios vereadores escolhessem quem ficava com a vaga. O vereador Ivanildo acabou saindo vitorioso, superando Fábio do Gás por nove votos a sete.
Mais tarde, Fábio do Gás e Márcio Jóias (PTB) questionaram a legitimidade da sessão. Os parlamentares falaram que Bilinha fez a chamada quando ainda não havia o número suficiente de vereadores, realizou a cerimônia de posse de Jesualdo e Romão e depois deu continuidade à sessão com uma nova chamada, quando havia mais vereadores na Casa. Os vereadores justificaram que isso vai contra o regulamento e pediram que anulassem a sessão, com exceção da posse dos suplentes.
O presidente interino Bilinha argumentou que já era muito tarde para que anulassem a sessão, uma vez que precisavam discutir projetos para o município. A discordância fez com que os ânimos se alterassem entre Bilinha e Márcio, que subiram o tom de voz e trocaram ofensas. O clima só normalizou entre os parlamentares depois de falas do vereador Ivanildo e do suplente Romão França.
Ainda na sessão, foi dado parecer positivo ao pedido da vereadora Yanny de antecipar a eleição da mesa diretora. Apesar de ter levado a maioria dos votos, os vereadores contrários acreditam que antecipar a eleição prejudica o município, pois, segundo eles, ainda existem projetos muito mais urgentes para o município que precisam da atenção dos edis.